
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), diz que 77% das crianças moçambicanas vivem em situação da pobreza, sendo que uma em cada quatro meninas sofre violência física antes dos 18 anos.
O relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), intitulado “Pobreza Infantil Multidimensional em Moçambique (2014/15–2022)” revela que dos 16,4 milhões de crianças, cerca de 13 milhões vivem na pobreza, seja monetária, multidimensional ou ambas.
O documento da Unifec que é citada pelo “O País”, salienta que “a pobreza infantil multidimensional em Moçambique registou apenas pequenas melhorias entre 2014/15 e 2022, dai a urgência da profissionalização e ampliação da força de trabalho social “para garantir a proteção e o bem-estar infantil” no país.
No documento, a organização que zela pelos direitos da criança no contexto global, diz que 6,8 milhões de crianças (41.3%) estão em situação de pobreza multidimensional, o que significa que os seus direitos básicos não são plenamente satisfeitos”.