
O Fórum Mulher, uma organização de sociedade civil moçambicana de mulheres, manifestou na sexta-feira (02), a sua disponibilidade e abertura em fazer parte do compromisso político para um diálogo nacional inclusivo, cuja fase de implementação foi recentemente lançada pelo Presidente da República, Daniel Chapo.
Falando após uma audiência concedida pelo Chefe de Estado, a presidente do Fórum Mulher, Rafa Machava, disse ser pertinente discutir formas da participação feminina no diálogo, incluindo a inclusão dos direitos das mulheres no compromisso político.
“Expomos as nossas preocupações que têm a ver com a questão do diálogo inclusivo; nós as mulheres filiadas em todo o País ao Fórum Mulher, queremos ser parte integrante da inclusão na questão do diálogo pós-eleitoral”, frisou a fonte, citada pela AIM.
Na mesma ocasião, o Fórum expressou a sua preocupação pelo facto de ainda não se ter alcançado a paridade de género nos cargos no Estado, que ainda não são ocupados pelas mulheres.
“Nós dissemos que não basta, não basta termos só a Primeira-ministra, não basta ter só a presidente da Assembleia da República; precisamos de mais mulheres com legitimidade para estar nos lugares de tomada de decisão”, vincou Rafa Machava, recordando que houve mandatos em que as mulheres no Governo se aproximavam a 50%, mas no actual mandato o Fórum nota com preocupação um recuo.