
Os casos de corrupção no país ainda continuam a movimentar papéis, sendo que mais de 300 processos foram submetidos ao Gabinete Central de Combate à Corrupção (GCC) só no primeiro trimestre deste ano.
Actualmente, estão em andamento 145 processos-crime de variada índole no Ministério Público, segundo o porta-voz do GCCC.
“Quanto ao movimento processual do primeiro trimestre, os gabinetes de combate à corrupção e as procuradorias registaram 334 novos casos de corrupção que, adicionados a 799 do ano transacto, totalizaram 1133 processos, contra 961 de igual período anterior. E isto corresponde a um aumento de 171 processos” referiu Romualdo Jhonam
Conforme disse, do total de processos tramitados, 227 foram concluídos, contra 174 de igual período anterior. Dos 227 findos, sobre 145 recaíram despachos de acusação, que já foram remetidos ao tribunal. Em 82 processos recaíram despachos de arquivamento.
Por outro lado, referiu que o Estado ficou prejudicado em pouco mais de 80 milhões de meticais pelo facto de uma empresa de revenda de combustíveis na província de Tete que, mediante documentos falsificados, não canalizar o Imposto sobre o Valor Acrescentado.