
Mais de um milhão de crianças do ensino primário continuam a sentar-se no chão para aprender a ler e a escrever na província de Nampula, devido à falta de carteiras.
Segundo a informação partilhada esta terça-feira (01), pelo chefe do departamento de Planificação, Faruk Karim, durante a realização da primeira Reunião Provincial de Planificação do sector da Educação, Nampula conta com 599 452 carteiras, “ainda assim, acima de um milhão de crianças continua a sentar no chão”.
“Estamos a dizer que para o ensino primário, precisamos de 257 453 carteiras para tirar todas as crianças do chão, pois as carteiras que temos não fecham todos os alunos”, disse o responsável citado pelo portal Ikweli.
Já para o sector secundário, o responsável partilhou que há necessidade de adquirir 182 709 carteiras para tirar os alunos do soalho. Ou seja, ao todo, a província necessita de 440 162 carteiras para o ensino primário e secundário.
Por isso, entende tratar-se de um desafio, que requer esforços de todos os intervenientes do sector da educação em mobilizar recursos para retirar os alunos desse martírio.
“O desafio do sector é mobilizar recursos e fazer chegar ao distrito, assim como também é de responsabilidade do distrito procurar alternativas para erradicar a prática de termos alunos no chão. E esse tem que ser um esforço em conjunto, todos nós somos fazedores da educação”, acrescentou.