
A Primeira-Dama, Gueta Chapo, recebeu na sexta-feira (13), em audiência o representante da DAEWOO, Seyoun Park, gestor regional do projecto LNG em Afungi, na bacia do Rovuma, província de Cabo Delgado que era portador de apoio para pessoas vulneráveis em Moçambique.
Uma nota de imprensa da Presidência da Republica refere que durante o encontro, o representante da multinacional sul-coreana entregou kits destinados a apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade, destacando o compromisso da empresa com a responsabilidade social em Moçambique.
A DAEWOO aproveitou o encontro para manifestar interesse em acolher, na Coreia do Sul, uma visita da Primeira-Dama a várias instituições daquele país, com o objectivo de partilhar experiências e apresentar iniciativas que possam contribuir para o trabalho social e humanitário que o seu Gabinete realiza em Moçambique.
A audiência foi também uma oportunidade para o representante da multinacional destacar a importância do envolvimento directo das instituições moçambicanas em projectos de desenvolvimento humano e inclusão, áreas em que a DAEWOO pretende intensificar o seu contributo no país.
Ainda esta Geta visitou a Federação Moçambicana de Andebol, onde manteve um encontro com gestores e atletas da modalidade.
Na ocasião, Gueta Chapo defendeu uma gestão transparente e sustentável dos recursos financeiros, garantindo empenho do seu Gabinete no apoio institucional ao desporto.
“Nós vamos trabalhar arduamente para que a esta Federação tenha recursos financeiros suficientes para fazer andar o andebol, não só na província de Maputo, mas a nível nacional”, assegurou.
Às atletas presentes, a Primeira-Dama dirigiu uma mensagem de incentivo à prática desportiva e à promoção da inclusão social através do andebol e outras modalidades.
“E ainda vamos oferecer equipamentos, ainda vamos oferecer as redes. Contem com o nosso apoio, contem com o apoio incondicional da mamã Gueta, que é vossa amiga, vossa colega […]. Estamos juntas nesta luta, vamos apoiar a nossa modalidade; não só o andebol, mas também outras modalidades”, afirmou.
A visita culminou com a entrega simbólica de equipamentos desportivos, incluindo bolas, marcando o início de uma série de apoios programados pelo Gabinete da Primeira-Dama em benefício do desporto nacional.
Com estas acções, A Primeira-Dama reforça o seu papel como promotora do bem-estar social e defensora do desporto como instrumento de coesão, desenvolvimento e inclusão em Moçambique.GI