
Após anos a ser escoada pelo Porto de Nacala, a grafite de Balama começou a ser exportada via Pemba desde Setembro de 2024. Este novo caminho permite que o Porto Comercial de Pemba, gerido pela CFM, aumente a sua capacidade de carga de 250 mil para 400 mil toneladas por ano.
Além de impulsionar o porto, essa mudança facilita o trabalho das empresas mineiras, que agora evitam longos trajectos rodoviários até Nacala.
O avanço foi possível graças à construção de um armazém de trânsito no recinto portuário de Pemba, com capacidade para 10 mil toneladas, pela Grindrod Logística Moçambique em parceria com a Twigg Exploration Mining.
Na cerimónia de inauguração, o Secretário de Estado de Cabo Delgado, António Supeia, destacou que esta conquista é um passo importante para a economia local, gerando mais receitas e criando empregos para a região.
No entanto, o grafite de Balama, esta a ser transportado a partir do Porto de Pemba, onde continua a manusear combustíveis, madeira e clínquer, fortalecendo sua posição estratégica no Norte de Moçambique.
Um passo importante para o desenvolvimento económico da província de Cabo Delgado! (Nota Informativa)