
No culminar de uma intensa trabalho de sensibilização aos trabalhadores do sector informal no litoral da província da Zambézia, acabam de ser inscritos no sistema de segurança social 40 pescadores, que exercem as suas actividade na praia de zalala.
A campanha de inscrição foi levado a cabo pelo Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), através da delegação provincial da Zambézia, que nos últimos dias vem se empenhando com acções idênticos noutras áreas de actividade, em parceria com as estruturas administrativas, para o caso vertente da localidade de Zalala.
A consciencialização dos referidos pescadores em matérias de segurança social, que culminou com a inscrição de 40, contou com a participação da directora de seguro social no INSS, Hermenegilda Maria Carlos, bem como da delegada provincial do INSS na Zambézia, Célia Sabonete, do chefe da localidade de Zalala, Jojó Mussagy, e dos membros de uma brigada da conservatória do registo civil e notariado.
Os pescadores inscritos passam, assim, a contribuir para o sistema, garantindo, deste modo, a sua protecção social e da sua família. De referir que no âmbito das actividades visando a integração de mais trabalhadores no sistema de segurança social, o INSS na Zambézia inscreveu, de Janeiro a Maio do ano em curso, 182 trabalhadores por conta própria (TCP). Em termos acumulados, a delegação provincial do INSS conta com 3.908 destes trabalhadores já inscritos no sistema por si gerido.