
O Conselho de Ministros aprovou o desembolso de 2.520.000,00mt (dois milhões e quinhentos e vinte mil meticais) de subsídio para o apoio às vítimas de deslizamento da lixeira de Hulene.
O anúncio do desembolso foi feito pelo porta-voz do conselho de ministros Inocêncio Impissa a saída da décima sexta sessão do órgão, que teve lugar na manhã desta Terça-feira na cidade de Chimoio, província de Manica, região centro de Moçambique.
Impissa fez saber que o dinheiro para o contínuo apoio às vítimas de deslizamento de lixeira de Hulene que viviam de receitas colectadas pelo sector de terra e ambiente.
“De acordo com a discussão de hoje essa deverá ser a última para dar conclusão definitiva de um processo que já se arrasta há alguns anos e anualmente tem se aprovado novos fundos e o novo governo entende que o assunto lixeira de Hulene deve se concluir para sempre”, explicou Impissa.
O Conselho de Ministros aprovou ainda a resolução que aprova a quota de exploração de Madeira para o ano de 2025 visando definir a quotas e garantir a exploração sustentável dos recursos florestais, sendo que para 2025, serão explorados os 485, 936 metros cúbicos de madeira contra 485,436 no ano passado de 2024, e incutir igualmente a espécie Nantchasse, recentemente classificada como preciosa.
Foi também apreciada durante a décima sexta sessão a visita recente do presidente da república a Tanzânia entre os dias 7 e 9 de Maio corrente.
O ponto de situação da preparação das celebrações dos 50 anos da independência nacional e a criação da feira regional no corredor da Beira também mereceram atenção.